Os empregadores não olham apenas para habilidades específicas ao contratar pessoas. As empresas sempre buscam pessoas que, além de possuir competências técnicas e profissionais, tenham também habilidades socioemocionais que são desenvolvidas ao longo da vida, as chamadas soft skills, em inglês. São vários atributos pessoais que facilitam a colaboração e o relacionamento com os demais.
Esses atributos estão intimamente relacionados ao comportamento humano e à inteligência emocional, o que permite que executivos, líderes ou administradores de empresas gerenciem suas próprias emoções e influenciem positivamente as pessoas, evitando ser um líder que pode ofuscar o desempenho profissional. Estas competências são difíceis de medir, mas o seu impacto e benefícios são reais nas empresas.
Afinal de contas, o mundo empresarial está sujeito a constantes mudanças e à necessidade de adaptação ao que o mercado exige. Para descobrir o que empregadores querem em termos de competências interpessoais, foram analisadas plataformas como Linkedin, Even, OCC, Computrabajo e o governo do México.
Segundo a análise, estas são as 17 habilidades que mais se repetiram nas ofertas de emprego na área empresarial:
1 - Liderança. Saber direcionar um grupo de maneira positiva.
2 - Inteligência emocional. Conseguir conhecer pessoas e interagir com elas para melhorar seu relacionamento e habilidades de comunicação.
3 - Pensamento crítico e estratégico. Argumentar criticamente as decisões que são tomadas para conduzir a empresa a um plano estratégico.
4 - Criatividade e inovação. Inovar e ser criativo nos processos de melhoria contínua.
5 - Ética profissional. Reflexo do comportamento, princípios e integridade da pessoa.
6 - Comunicação eficaz. Transmitir ideias e conhecimentos de forma clara e simples, podendo ser verbal ou escrita.
7 - Trabalho em equipe. Disposição para trabalhar com um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum.
8 - Resolução de problemas ou conflitos. Saber analisar e avaliar soluções para imprevistos de forma organizada e metódica.
9 - Adaptabilidade. Você deve ser uma pessoa flexível e receptiva para se ajustar efetivamente a novas circunstâncias.
10 - Gerenciamento de tempo. Saber organizar o tempo de forma eficiente usando ferramentas ao planejar e maximizar a produtividade do negócio.
11 - Negociação. É a capacidade de chegar a um acordo mútuo entre duas partes sobre questões de interesses divergentes para obter benefícios comuns.
12 - Empatia. Capacidade de compreender e responder às exigências das equipes de trabalho e do mercado
13 - Orientação ao cliente. Focar nas necessidades e expectativas dos clientes, criando valor agregado aos produtos. Cumprimento de metas.
14 - Capacidade de atingir metas de acordo com o planejamento, execução e monitoramento de ações estratégicas.
15 - Mentoria e coaching. Capacidade de orientar e aconselhar pessoas com menos experiência a melhorar seu desempenho na superação de obstáculos.
16 - Proatividade. Saber antecipar problemas ou necessidades e tomar a iniciativa de agir e gerar mudanças imprevistas assumindo um papel ativo.
17 - Responsabilidade e honestidade. Cumprir as obrigações e deveres atribuídos de forma transparente, sincera, íntegra e sem erros.