Veja as 17 habilidades socioemocionais mais buscadas por empregadores

Veja as 17 habilidades socioemocionais mais buscadas por empregadores

Os empregadores não olham apenas para habilidades específicas ao contratar pessoas. As empresas sempre buscam pessoas que, além de possuir competências técnicas e profissionais, tenham também habilidades socioemocionais que são desenvolvidas ao longo da vida, as chamadas soft skills, em inglês. São vários atributos pessoais que facilitam a colaboração e o relacionamento com os demais.

Esses atributos estão intimamente relacionados ao comportamento humano e à inteligência emocional, o que permite que executivos, líderes ou administradores de empresas gerenciem suas próprias emoções e influenciem positivamente as pessoas, evitando ser um líder que pode ofuscar o desempenho profissional. Estas competências são difíceis de medir, mas o seu impacto e benefícios são reais nas empresas.

Afinal de contas, o mundo empresarial está sujeito a constantes mudanças e à necessidade de adaptação ao que o mercado exige. Para descobrir o que empregadores querem em termos de competências interpessoais, foram analisadas plataformas como Linkedin, Even, OCC, Computrabajo e o governo do México.

Segundo a análise, estas são as 17 habilidades que mais se repetiram nas ofertas de emprego na área empresarial:

1 - Liderança. Saber direcionar um grupo de maneira positiva.

2 - Inteligência emocional. Conseguir conhecer pessoas e interagir com elas para melhorar seu relacionamento e habilidades de comunicação.

3 - Pensamento crítico e estratégico. Argumentar criticamente as decisões que são tomadas para conduzir a empresa a um plano estratégico.

4 - Criatividade e inovação. Inovar e ser criativo nos processos de melhoria contínua.

5 - Ética profissional. Reflexo do comportamento, princípios e integridade da pessoa.

6 - Comunicação eficaz. Transmitir ideias e conhecimentos de forma clara e simples, podendo ser verbal ou escrita.

7 - Trabalho em equipe. Disposição para trabalhar com um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum.

8 - Resolução de problemas ou conflitos. Saber analisar e avaliar soluções para imprevistos de forma organizada e metódica.

9 - Adaptabilidade. Você deve ser uma pessoa flexível e receptiva para se ajustar efetivamente a novas circunstâncias.

10 - Gerenciamento de tempo. Saber organizar o tempo de forma eficiente usando ferramentas ao planejar e maximizar a produtividade do negócio.

11 - Negociação. É a capacidade de chegar a um acordo mútuo entre duas partes sobre questões de interesses divergentes para obter benefícios comuns.

12 - Empatia. Capacidade de compreender e responder às exigências das equipes de trabalho e do mercado

13 - Orientação ao cliente. Focar nas necessidades e expectativas dos clientes, criando valor agregado aos produtos. Cumprimento de metas.

14 - Capacidade de atingir metas de acordo com o planejamento, execução e monitoramento de ações estratégicas.

15 - Mentoria e coaching. Capacidade de orientar e aconselhar pessoas com menos experiência a melhorar seu desempenho na superação de obstáculos.

16 - Proatividade. Saber antecipar problemas ou necessidades e tomar a iniciativa de agir e gerar mudanças imprevistas assumindo um papel ativo.

17 - Responsabilidade e honestidade. Cumprir as obrigações e deveres atribuídos de forma transparente, sincera, íntegra e sem erros.  


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