Renda fixa ganha 1,5 milhão de investidores em um ano

Renda fixa ganha 1,5 milhão de investidores em um ano

A dispara da Selic – que passou de de 2% no início de 2021 para os atuais 12,75% – impulsionou a entrada dos investidores pessoa física na renda fixa, segundo dados antecipados ao g1 pela B3.

A renda fixa costuma se tornar mais atraente para os investidores em momentos de juros elevados – em especial os investimentos atrelados à própria Selic.

Em 12 meses, esse segmento de investimentos ganhou 1,5 milhão de novos investidores pessoa física, uma alta de 17%, para 10,3 milhões de CPFs.

Com a entrada desses investidores, o valor em custódia (valor investido) nesses produtos cresceu 38%, para R$ 1,182 trilhão.

A 'corrida' pela renda fixa, no entanto, não tirou investidores da renda variável. Pelo contrário: este último segmento cresceu 44% em número de CPFs na comparação entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022, para 4,3 milhões.

O valor em custódia, no entanto, teve uma alta bem mais modesta, de 8%, enquanto o volume diário negociado pelas pessoas físicas caiu 34%.

Segundo aponta o estudo feito pela bolsa, uma das conclusões dos dados é que o investidor tem buscado a diversificação do seu portfólio – mais do que 'fugido' da renda variável. "A diversificação dos investimentos tem se intensificado, mesmo durante esse ciclo de alta da taxa de juros", afirma em nota Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.  


Mais notícias


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores