Pesquisa: para 69% dos brasileiros, situação econômica piorou

Pesquisa: para 69% dos brasileiros, situação econômica piorou

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) pelo jornal "Folha de São Paulo" aponta que, para 69% dos brasileiros, a situação econômica do país piorou nos últimos meses. Já 11% disseram que melhorou, e 20% afirmaram que ficou como estava.

A pesquisa foi feita presencialmente, de 13 a 15 de setembro, com 3.667 brasileiros em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o jornal, a parcela de brasileiros que acha que a situação econômica piorou está próxima dos maiores patamares já registrados nas pesquisas em que esse questionamento foi feito.

Em 2015, quando a presidente era Dilma Rousseff (PT), este número era de 82%. Em 2018, quando o país era governado por Michel Temer (MDB), o número era de 72%.

No atual governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a pergunta foi feita agora, em setembro de 2021, e nas pesquisas de 2019, quando o resultado ficou em torno de 35%.

Na pesquisa atual, o Datafolha aponta que a opinião negativa prevalece mesmo entre apoiadores do governo: para 31%, a economia melhorou, e, para 36%, piorou. Para 32%, ficou como estava.

A avaliação negativa cai conforme aumenta a renda do entrevistado. O índice é de 70% na faixa de até dois salários mínimos e de 62% na faixa acima de dez salários mínimos.

Além disso, a situação econômica piorou para 74% das mulheres e 62% dos homens; cerca de 70% das pessoas de 16 a 44 anos e 65% dos entrevistados acima dessa faixa etária; e para 62% dos evangélicos e 71% dos católicos.

Próximos meses

Os entrevistados também foram perguntados se, nos próximos meses, a situação econômica do país vai melhorar, piorar ou ficar como está. Para 39%, vai piorar. Já 28% responderam que vai melhorar, e 30% afirmam que a situação vai continuar a mesma.  


Mais notícias


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores