Paulo Guedes diz que Brasil deve crescer nos próximos 10 anos

Paulo Guedes diz que Brasil deve crescer nos próximos 10 anos

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve no Expert, o evento da XP, e afirmou que a situação econômica do país está bem melhor que a das economias desenvolvidas.

Segundo o ministro, enquanto no Brasil a inflação e o desemprego estão caindo e a perspectiva de crescimento econômico vem sendo revisada para cima, as economias centrais veem revisões para baixo do crescimento e altas de inflação e desemprego.

Guedes afirmou que diversas reformas estruturantes foram realizadas, com destaque para a reforma da previdência, uma reforma administrativa “invisível”, com desindexação de salários dos servidores públicos e digitalização de serviços, o que reduziu a necessidade de pessoal, e uma pequena reforma tributária, com redução da tributação indireta, especialmente do IPI, devolvendo à população parte dos ganhos com a arrecadação extraordinária dos últimos anos.

O ministrou destacou ainda que a pandemia de Covid-19 representou um desafio sem precedentes, que acabou por abortar o andamento de outras reformas. Assim, o ano de 2020 serviu especialmente para “proteger os mais vulneráveis e os empregos”.

Na sequência, guerra na Ucrânia afetou preços de alimentos, o que levou a uma resposta do governo de redução de imposto e reforço de programas sociais.

Apesar disso, país com política monetária e fiscal no lugar.

O ministro ainda falou das despesas do governo com o programa de auxílio emergencial e que a guerra na Ucrânia afetou os preços de alimentos, requerendo uma camada de reforço aos mais vulneráveis.

Guedes afirmou que o país estaria crescendo a 3-4% neste ano, o que só não ocorre por conta de um ajuste cíclico na política monetária. Destacou também que o Brasil deve se beneficiar da proximidade com países centrais e estratégias para o futuro passam pelo investimento em energias renováveis no país.  


Mais notícias


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores