A Mapfre se manteve na liderança latino-americana no negócio de “Não Vida”, com prêmios que totalizam US$ 7,3 bilhões e uma participação de mercado de 6,2%. Os dados foram divulgados no mais recente estudo do “Ranking de Grupos Seguradores na América Latina em 2023”, elaborado pela Mapfre Economics e editado pela Fundación Mapfre, que classificou os principais grupos seguradores que operam na região com base no volume de prêmios e nos segmentos de Vida e Não Vida.
Ainda segundo o estudo, no ranking geral a companhia espanhola é o principal grupo segurador internacional que opera na América Latina, com US$ 10,559 milhões em prêmios em 2023, um aumento de 14,4 % em relação ao ano anterior, e uma participação de mercado de 5,2%.
As seguradoras que atuam na América Latina encerraram o ano passado com um crescimento de 17,1% nos prêmios subscritos, com destaque especial para os resultados do Brasil, México e Argentina. Na classificação geral, os 25 principais grupos seguradores na América Latina registraram US$ 126.950 milhões em 2023, um aumento de 19,38% em relação ao ano anterior.
Se reduzirmos a perspectiva aos 10 maiores grupos, o crescimento anual será de 17,24%. Dessa forma, o mercado de seguro latino-americano registrou um volume total de US$ 203,3 bilhões em prêmios, em comparação com os US$ 173,6 bilhões de 2022.
Destacando por ramos, os prêmios dos seguros de Não Vida subiram para US$ 117,3 bilhões (17,07% a mais) e os de Vida para US$ 86 bilhões (17,1% a mais). “Esta evolução positiva resulta de um crescimento equilibrado em ambos os ramos (Vida e Não Vida), que mostraram um comportamento favorável de 17,1%, contribuindo igualmente para o crescimento global.
Entre os países com maior destaque por sua relevância no conjunto da atividade seguradora na região, o Brasil experimentou uma melhoria de 13,1%, o México de 33% e a Argentina de 20,7%”, segundo o Serviço de Estudos da Mapfre.