Governo mantém estimativa de crescimento da economia em 2024

Governo mantém estimativa de crescimento da economia em 2024

O Ministério da Fazenda estimou nesta terça-feira (23) um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024.

A informação consta no Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE). A projeção é praticamente a mesma em relação à anterior, divulgada pela pasta em março. Na ocasião, a SPE previa um crescimento de 2,34% para o PIB brasileiro.

A previsão do governo, contudo, está acima do previsto pelo mercado financeiro, que acredita que a economia brasileira vai crescer apenas 1,30% no próximo ano.

O dado é do Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, que ouve mais de 100 instituições financeiras.

Em nota, a SPE diz que "as políticas de inclusão social, de combate à pobreza e à fome e de redução da inadimplência devem seguir impulsionando o crescimento [da economia], amparadas ainda pelo aumento dos investimentos resultantes do plano de transição ecológica, de parcerias entre o setor público e privado e das medidas para tornar mais eficiente o mercado de capitais".

Na avaliação da secretaria, o mercado externo também deve ajudar a economia em 2024. "Projeta-se início do processo de flexibilização da política monetária de economias desenvolvidas já em fins de 2023, em resposta ao risco sistêmico, que deve permanecer, e à tendência de desaceleração mais expressiva da atividade e do crédito ao longo do segundo semestre."  


Mais notícias


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores