SOU SEGURA lança Cartilha de Melhores Práticas de Equidade de Gênero

SOU SEGURA lança Cartilha de Melhores Práticas de Equidade de Gênero

Pesquisa da Mckinsey de 2021 aponta que haveria US$ 12 trilhões em PIB mundial adicional se a diferença de gênero fosse reduzida até 2025.

Por que a inclusão e Diversidade trazem resultados?

A resposta vem de pesquisas feitas pela mesma respeitável consultoria Mckinsey que atestam que os benefícios de Inclusão e Diversidade (I&D) são objetivamente claros.   

Estas pesquisas têm demonstrado sistematicamente que gênero e diversidade étnica, inclusão e desempenho caminham sempre juntos.

Segundo o relatório “A diversidade vence: como a inclusão é importante” de maio de 2020 , “nos últimos cinco anos, a probabilidade de diversas empresas ganharem mais do que seus pares do setor cresceu. Assim como as penalidades para empresas que não possuem diversidade”.   

Outro relatório da McKinsey, sobre a América Latina, destaca a forte correlação entre diversidade de gênero e comportamento positivo diretamente relacionado a uma melhor saúde organizacional – que, por sua vez, está associada a um melhor desempenho dos negócios.

No atual cenário de 2022, onde as corporações saem fortalecidas por sua resiliência e criatividade por terem se deparado com crises financeira, organizacional e social geradas pela pandemia de Covid, o foco na equidade de gênero, na diversidade e inclusão não pode sair do radar.  

Por conta deste especial momento, a SOU SEGURA lança sua Cartilha de Melhores Práticas de Equidade de Gênero.

Nesta Cartilha, a SOU SEGURA destaca que a diversidade é boa para os negócios, parte central da estratégia das empresas mais bem-sucedidas do planeta, e que exige o envolvimento de todas as áreas de uma organização.   

Assim, em outras palavras, quanto mais diverso for o ambiente de uma empresa, mais oportunidades para inovação e evolução são criadas.

Contudo, a diversidade não garante a inclusão.   

As empresas precisam fazer um esforço conjunto para garantir igualdade, justiça e abertura para colher todos os benefícios da diversidade.

A Cartilha identifica o status atual da participação feminina no mercado de seguros e aponta os Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEPs - Women Empowerment Principles - resultado da colaboração entre o Pacto Global das Nações Unidas e a UN Women, adaptados dos Princípios da Mulher de Calvert) como um caminho seguro a ser trilhado por corporações que buscam a equidade de gênero como uma prioridade a ser conquistada para a obtenção de resultados financeiros e sociais – numa verdadeira prática de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

A Cartilha apresenta ainda um check list de medidas que sua empresa pode começar a implementar agora para garantir sua competitividade num mundo cada vez mais diverso e sustentável.

A SOU SEGURA posiciona-se firmemente para falar de negócios e oferecer soluções, já que construir uma empresa mais diversa é algo processual e gradativo, como todo tipo de processo que leva ao progresso.

Por fim, a SOU SEGURA conclama que mudança, transformação e aprimoramento são investimentos no futuro e que a SOU SEGURA está aqui para lhe ajudar sempre que você precisar.

Conte com a gente!  


1) https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion

2) https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion/diversity-wins-how-inclusion-matters  


Liliana Caldeira

Liliana Caldeira

Executiva com mais de trinta anos de advocacia corporativa, focada em gestão de jurídicos. Forte atuação na área de governança corporativa, em alinhamento com os gestores de Gestão de Riscos, de Compliance e Ouvidoria. Gestora de pessoas e líder de equipes jurídicas com reporte à Presidência, à Diretoria, ao Conselho de Administração e em estreito relacionamento com Comitês de Risco e de Auditoria. Experiência em estruturação de Due Diligencies, fusões, aquisições, joint ventures, parcerias comerciais. Professora da ENS - Escola de Negócios e Seguros, onde também atua como Coordenadora do Curso de MBA de Gestão Jurídica. Atua também como conteudista e elaboradora de materiais didáticos para a ENS. Professora do IPETEC – Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia da UCP – Universidade Católica de Petrópolis em diversas pós-graduações voltadas para a área jurídica e de seguros. Escreve artigos técnico-jurídicos publicados na mídia especializada em seguros. Participa ativamente de Associações como a AIDA (ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITO DE SEGUROS) e a Sou Segura (Associação de Mulheres do Mercado de Seguros), nesta última tem assento como Conselheira Fiscal. Coautora do livro Mulheres no Seguro, publicado pela Editora Leader.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores