Atualmente, o mercado de Fusões e Aquisições, conhecido por M&A – que vem do termo Mergers & Acquisitions, em inglês – engloba grandes nomes representando as mulheres do setor no Brasil. Prova disso é o relatório "Mulheres Líderes em M&A", elaborado pela Ideals e TTR, que tem como objetivo tornar visível e reconhecer o trabalho feminino em um ambiente ainda pouco diverso. O cenário pode ser desafiador, mas já apresenta mudanças significativas: de acordo com o estudo Panorama Mulheres 2023, da consultoria Talenses Group em parceria com o Insper, a presença da mulher em cargos de alta liderança tende a aumentar continuamente como resultado de leis, políticas públicas e, principalmente, das movimentações pró-equidade.
A necessidade de provar o próprio valor em um mercado onde a representatividade feminina ainda é escassa é um desafio constante. Muitas vezes, a sensação de estar sozinha, sem nenhuma figura de referência, pode ser desmotivadora, mas é precisamente essa realidade que torna a presença das mulheres tão necessária e transformadora, especialmente em áreas como a de M&A. Essa mudança vai além de uma simples questão de equidade de gênero. A diversidade traz novas perspectivas e ideias inovadoras, elementos essenciais para o crescimento, diferenciação e sucesso de empresas em um setor em constante evolução, bem como abre caminho para que outras possam surgir e se firmar.
No entanto, essa jornada não é fácil. A insegurança gerada pelo pensamento de “não estar preparada o suficiente” é um obstáculo real. Muitas profissionais, assim como eu, encontram força no desejo e na necessidade de superar esses desafios. Por isso, costumo dizer que, "se está com medo, vá com medo mesmo", pois errar e aprender também faz parte da evolução profissional em qualquer setor. Quanto mais mulheres assumirem posições estratégicas, menos barreiras impostas por estereótipos de gênero precisarão ser derrubadas no futuro e mais ambientes equilibrados e inclusivos serão oferecidos.
Uma das diversas maneiras de conquistar mais autoconfiança, é se permitir buscar e enfrentar novos desafios. Cada barreira superada é um passo a mais na construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. Ao se expor a situações fora da sua zona de conforto, é possível não só demonstrar a expertise adquirida ao longo dos anos, mas também ampliar o conhecimento e as habilidades, o que é essencial para ganhar segurança e escalar, naturalmente, posições de gestão. Além disso, o aprimoramento profissional contínuo é uma peça-chave para o sucesso em qualquer carreira. Investir em educação, capacitação e networking são estratégias importantes para se tornar especialista e referência em sua área de atuação.
Nós, mulheres, frequentemente nos questionamos (e somos questionadas) se somos realmente capazes de realizar certas tarefas, seguir determinadas carreiras, aceitar novos desafios ou, até mesmo, nos posicionar quando o momento exige. Por isso, quanto mais modelos e referências tivermos, mais nos fortaleceremos para perceber que, de fato, temos a capacidade de alcançar nossos objetivos, sejam eles quais forem. A jornada pode ser desafiadora, mas com determinação e perseverança, podemos transformar o cenário atual e abrir caminho para uma nova geração de grandes líderes femininas no mercado. Que o futuro nos aguarde!
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Insper, Karen Schiavon é uma executiva com vasta experiência em operações nas áreas de seguros, resseguros e previdência privada, especialmente em fusões e aquisições, formação de joint ventures, contratos de distribuição e reorganizações societárias. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Jurídico Corporativo e Controles Internos do Grupo HDI.