Quem não se comunica, se estrumbica”, já dizia José Abelardo Barbosa, saudoso Chacrinha, um comunicador de mão cheia de grande sucesso nas décadas de 1950 a 1980.
O Chacrinha costumava usar essa frase em seu programa de televisão para enfatizar a importância da comunicação eficaz. Mesmo quando eu era criança e assistia ao programa, ficava encantada com a forma como ele se comunicava, embora ainda não tivesse consciência do impacto que isso teria ao longo da vida.
Até hoje, essa frase é usada para transmitir a ideia de que, quem não se expressa adequadamente ou não se comunica de forma clara e assertiva, acaba enfrentando problemas ou se prejudicando. A palavra “estrumbica” é uma variação coloquial de “estrebucha”, que significa “sofrer as consequências” ou “passar por dificuldades”.
Somente quando adulta e já inserida no mercado de trabalho, pude entender que em todo momento, Chacrinha estava incentivando as pessoas a se comunicarem de maneira direta e eficiente, evitando mal-entendidos e problemas decorrentes da falta de comunicação. Afinal, a habilidade de se expressar e se fazer entender é fundamental em qualquer contexto da vida.
E quando trazemos o tema da “comunicação” para o universo feminino, percebemos que ainda temos muito a evoluir. Sim, houve avanço com grandes conquistas das mulheres no mercado de trabalho, mas se ainda precisamos falar aos quatro ventos com veemência sobre a importância da equidade de gênero é porque estamos anos luz do assunto se tornar natural, ou seja, cada vez mais a nossa voz importa e aprender a se comunicar com eficácia é essencial.
A comunicação assertiva é uma habilidade para a construção de ambientes de trabalhos saudáveis, colaborativos e produtivos. No contexto feminino, essa competência é ainda mais valiosa, pois muitas profissionais enfrentam desafios específicos ao se expressarem no ambiente corporativo, em seus negócios e em suas relações pessoais.
Por isso, desenvolver autoconfiança e assertividade são fatores-chave para aprimorar a comunicação das mulheres, uma vez que a maneira como nos comunicamos pode impactar nossos resultados.
Para este artigo, trago alguns insights para que você, mulher, possa aperfeiçoar sua habilidade de expressão e posicionamento diante dos inúmeros desafios que enfrentamos todos os dias.
Seja Objetiva e Clara:
• Evite rodeios e vá direto ao ponto;
• Lembre-se de que objetividade não é grosseria, é eficiência.
Entonação Correta:
• A forma como dizemos algo é tão importante quanto o conteúdo;
• Evite parecer “grossa” ajustando sua entonação;
• Você pode passar a mensagem de forma eficaz sendo feminina, não sendo necessário impor o tom de voz “masculino” para ser ouvida.
Comunicação Não Verbal:
• O nosso corpo fala, portanto, posturas, gestos e expressões faciais também comunicam;
• Mantenha uma boa postura e use linguagem corporal adequada.
Empatia e Escuta Ativa:
• Ouça atentamente e demonstre interesse genuíno pelos outros;
• A empatia fortalece conexões e melhora a comunicação;
• Ao escutar o outro se desconecte das distrações, faça contato visual e esteja realmente no estado “presente” para entender a necessidade do outro;
• Lembre-se que escuta ativa é treino, você pode começar a treinar hoje mesmo.
Reconheça suas Conquistas:
• Valorize suas entregas profissionais, mesmo as pequenas conquistas;
• Não tema compartilhar suas realizações com colegas e gestores;
• Lembre-se que você é capaz e quem não dá voz às suas conquistas e não é visto, não será lembrado;
• Cuidado com a Síndrome da Impostora, se nunca ouviu falar sobre ela busque saber.
Trabalhe o teu Autoconhecimento:
* Busque conhecer suas fortalezas e fraquezas, medos e crenças limitantes;
* Quem se conhece, se comunica melhor e com mais assertividade.
Tenha em mente que a comunicação assertiva beneficia não apenas você, mas todo o teu entorno.
Se posicione em todos os setores da vida, dê visibilidade às suas conquistas e seja uma voz ativa no mundo. Se empodere, use a sua comunicação para isso e ajude mais mulheres a fazerem o mesmo, assim formaremos um exército de mulheres fortes e preparadas para os desafios de hoje e de amanhã.
Para ajudar nessa missão recomendo lerem os livros:
• Escute, Expresse e Fale - domine a comunicação e seja um líder poderoso: António Sacavém, Leny Kyrillos, Mílton Jung, Thomas Brieu (Editora Rocco).
• Comunicação Não Violenta: Marshall B. Rosemberg (Ed. Ágora).
• Seja o Líder que todos querem ouvir: Ricardo Costa V. Silva (Ed. Gente).
Treine, treine e treine e aprenda a se comunicar melhor para não se “estrumbicar” e conquistar bons resultados em todas as áreas da vida.
Advogada, Pós-Graduada em Processo Civil (PUC/SP), Direito Empresarial (FGV-Law), MBA em Gestão Empresarial (FGV/SP) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 (PUC/RS). Membro da Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP, do IPCOM (Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar) e do Toastmasters Brasil. Forte atuação no setor de Previdência Complementar Fechada. Mentora e Palestrante.