Pride Month: de Pink Lemonade ao Pink Washing, uma reflexão

Pride Month: de Pink Lemonade ao Pink Washing, uma reflexão

Olha que brasileires quando pensam em limonada já pensam em sabor azedo.

Pink lemonade para o paladar americano é outro extremo... mega doce.

Tanto uma quanto a outra é possível aguentar pouco... ou se engole ou se deixa de lado, extremos, polos !?

Pois, assim é o mês do Orgulho Gay ou Pride Month, ou ainda, Mês LGTB+.

Seja lá o nome que for, está sua empresa fazendo o mesmo? Só nesse mês a pauta existe?

Está o tema de pessoas LGBT+ nas pautas até demais .... um doce só?

Tirar essa discussão das pautas de junho e expandir para a pauta mensal de Diversidade já é um importante e fundamental progresso.

Quando olhamos as pautas de DE&I muito se avançou, mas a pauta Pink não.

Verdade que algo já foi alcançado, mas muito do alcançado parte de entendimento, como é o caso de entendimento do STF de 2011, e não por força de Lei, que o "casamento" é possível; logo, direitos ainda precisam ser conquistados.

Nesse mês de Junho de 2024 uma mulher trans foi escolhida para ser a Relatora da PL pela união homoafetiva , visando a que o casamento LGBT+ vire Lei.

2024 !!!! Só agora essa pauta está no lugar certo para discussão, desde 2011.

Ou seja, avançamos sim, mas é importante que as empresas promovam essas discussões, aterrissem discursos em efetivas ações e programas, na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Evitar superficialidades é sair do ppt e provocar uma agenda que mova o ponteiro.

Sua empresa tem:

1. Qual o percentual de pessoas LGBT+?

2. Quantas dessas são negres?

3. Quantas em posições de liderança?

4. Quantas em comitês executivos?

5. E, se aplicável, quantas em conselhos?

Se você respondeu afirmativamente à pergunta 1 (já é um avanço enorme), são de 1 ou 2 dígitos da pergunta 2 em diante?

Aliás, parabéns, ter dados para a pergunta 1 já é fenomenal visto que muitas companhias não têm dados sobre a comunidade LGBT+.

O que me leva para outra reflexão: qual o grau de segurança que suas pessoas têm para responder com fidedignidade?

Ou seja, nossa jornada só começou.

Como mulher lésbica, atuo em parceria com meu privilégio para que essa pauta seja debate. Não só essa, mas todas as pautas DE&I requerem sensibilidade e intencionalidade.

Com lentes escrutinadas olhe para sua companhia: é sua pauta genuína? Aqui, a reflexão!


Fernanda Chilotti

Fernanda Chilotti

Neta de Izabel, Filha de Izilda e de Oxum, Casada com Adriana e apaixonada por viagens, café e vinhos. Há mais de 20 anos atuando com Pessoas, hoje CHRO e Trusted Advisor criando parcerias sustentáveis ​​com Sr Leadership e C-Suite, via Aconselhamento, Mentoria e estratégias de negócios forjadas em DE&I. Trago na bagagem organizações como Banco Santander, Henkel, Messer Gases, Marsh McLennan, para mencionar algumas.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores