Como mulheres, exercemos diversas funções e responsabilidades ao longo de nossas vidas. Desde os primeiros estágios da carreira até a maternidade e além, estamos constantemente nos adaptando e evoluindo. No entanto, um aspecto que muitas vezes é negligenciado, é a preparação para nossa vida pós-carreira. Essa fase, que pode começar entre 50 e 65 anos, pode durar ainda muitos anos, dados os atuais rates de longevidade.
Consciente disso, eu decidi me preparar muito para esse momento e comecei uns 12 anos antes de sair da vida executiva no mercado segurador. Muito embora eu tenha me sentido realizada em minha carreira, a transição que planejei me dá muito orgulho e é isso que quero compartilhar com você, mulher do mercado segurador.
A Força da Preparação
Preparar-se para a vida pós-carreira exige alguns anos de planejamento e ação. Quanto mais cedo você começar, melhor se sentirá para essa transição. Essa preparação envolve, inicialmente, aspectos financeiros, claro! Mas, a preparação emocional é tão importante quanto, pois o objetivo é sentir realização e bem-estar ao invés do sentimento de perda, muito frequente nestes momentos.
Construindo e Fortalecendo Fatores! Trago aqui algumas dicas para você refletir e ter um ponto de partida agora para o que será uma jornada, um dia no futuro.
1. Identifique suas Paixões e Interesses
Comece por refletir sobre o que lhe traz alegria e satisfação fora do trabalho. Engajar-se em atividades que se alinham com suas paixões pode gerar possibilidades que ainda desconhece.
Quando eu tive clareza de que queria empreender ajudando pessoas a se planejarem para o futuro, uma nova via se formou na minha visão de longo prazo e comecei aos poucos a pavimentá-la.
2. Fortaleça seu Networking
Cultive relacionamentos com pessoas do seu mercado e esteja aberta a outras conexões. Procure contribuir com as pessoas e ajudar quando possível.
Quando fiz minha transição de carreira, foi maravilhoso ter o apoio de pessoas que eu conhecia há anos e se interessaram em me oferecer sociedade ou parceria. No entanto, foi com conexões recentes que encontrei as sócias certas para empreender comigo.
3. Cuide da sua Marca Pessoal
Nossa reputação não é como um cronômetro que fica zerado ao início de uma nova corrida. Independentemente do mercado que atua, sua reputação é mais importante que seu conhecimento. Mesmo tendo mudado minha atuação profissional e começado algo do zero, minha marca pessoal foi a base para que muitas portas se abrissem.
4. Aprendizagem Contínua
Ative a musculatura do aprendizado ao longo da vida. Quando saímos do ambiente fechado e conhecido por anos e nos abrimos para um mundo de oportunidades, precisamos estar prontas para aprender muitas coisas novas e continuar progredindo.
5. Desenvolva um Plano Financeiro
Não menos importante, crie um plano financeiro que leve em consideração seus objetivos, inclusive de aposentadoria. Tenha clareza do seu padrão de gastos e reflita sobre fontes de renda. Procure assessoria profissional, se necessário. Uma boa reserva é o que te dará chance de fazer escolhas.
Enfim, preparar-se para a vida profissional pós-carreira executiva não é apenas sobre segurança financeira; é sobre criar uma visão para essa nova fase da vida que traga satisfação, propósito e alegria.
Lembre-se, o momento de começar a se preparar é agora. Tenha certeza que investir tempo para planejar e agir neste sentido vai inclusive te tornar hoje uma profissional ainda mais segura para performar e entregar resultados.
Maristela Gorayb é sócia da Unblur Consultoria, especializada em gestão de carreira e desenvolvimento de lideranças. LinkedIn Top Career Management Voice, mentora executiva, podcaster e palestrante. Seus 30 anos em grandes corporações como MAPFRE e Icatu Seguros, entre outras, dos quais 10 em posições de Diretoria, conferem a ela vasta experiência em liderança de equipes, desenvolvimento de produtos e condução de projetos.