Inteligência competitiva - Como aplicar a mesma estratégia de sucesso que as empresas usam em sua carreira

Inteligência competitiva - Como aplicar a mesma estratégia de sucesso que as empresas usam em sua carreira

Ao me aprofundar nos meus estudos sobre inteligência competitiva percebi que já a aplicava em minha carreira mesmo quando ela ainda não tinha essa definição.

Em minha trajetória profissional nas áreas de marketing e vendas aprofundei meus conhecimentos nas aplicações da IC e me tornei membro da SCIP (Society of Competitive Intelligence Professional).

Segundo a SCIP - Inteligência Competitiva é uma estratégia que permite que as empresas reduzam o risco estratégico e aumentem as oportunidades de receitas por meio de uma compreensão profunda do que aconteceu, do que está acontecendo e do que pode acontecer em seu mercado. Como a inteligência competitiva pode ser tão importante?  

A inteligência competitiva nos ajuda de forma estratégica a coletar, processar, monitorar e analisar dados e informações que possam oferecer insights e embasar a tomada de decisão das empresas. Em meus estudos pude perceber que assim como as empresas nós também, podemos aplicar essa estratégia em nossas carreiras de forma que tenhamos subsídios que fomentem ações para aumentar a nossa competitividade e como consequência atingir nossos objetivos de crescimento e financeiro.

Como exemplo desta estratégia aponto os tópicos que apliquei em minha carreira. Análise do comportamento de meus clientes internos, externos e de meus pares na organização, análise dos meus diferenciais competitivos e quem são meus potenciais concorrentes (na empresa e no mercado), qual é o meu posicionamento em minha função / cargo, como sou percebida (minha marca Sheila S.A), como desenvolvo o meu marketing pessoal, qual valor agregado entrego, como construo meus relacionamentos e parcerias, como acompanho tendências e inovo em minha área de atuação, como vendo ideias e projetos e por fim, como atinjo resultados.  

Compreendi que ao analisar esses aspectos tive mais clareza para estabelecer meus objetivos e identificar as oportunidades de crescimento, assim como, desenvolver um plano de ação. Vale comentar a importância de revisitar esses tópicos e traçar novas estratégias para o seu crescimento contínuo e sustentável.

Você também pode avaliar estes aspectos e encontrar insights a partir de sua jornada profissional seja em uma empresa ou empreendendo um negócio.

É um passo, evolução. Aplicar inteligência me permitiu ser protagonista de minha carreira e me preparar para enfrentar novas revoluções.  

Acredito nisso e te convido a aplicar a Inteligência Competitiva em sua carreira e quem sabe em seus negócios!


Sheila Santos

Sheila Santos

Sheila tem um perfil combinado de marketing e vendas que ajuda a liderança a atingir metas com foco em estratégias de marketing, comunicação, expansão de negócios, CRM, operações de vendas e inteligência de negócios. Ela trabalha na Mercer empresa do grupo MMC liderando a Operação de vendas e BI para América Latina. Ela é graduada em Administração, pó- graduada em estratégia de marketing e tem várias especializações em gestão de vendas com CRM e BI.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores