Impacto das novas tecnologias na longevidade sob o ponto de vista financeiro

Impacto das novas tecnologias na longevidade sob o ponto de vista financeiro

Com tantas transformações acontecendo de forma simultânea, você já parou um tempo para pensar na sua longevidade, não somente no quesito qualidade de vida, mas em relação ao impacto financeiro que as novas tecnologias que ajudam na manutenção da nossa saúde poderão causar?

A Pirâmide Etária, representação gráfica da demografia de um determinado território (quantidade da população em diferentes faixas etárias dos gêneros feminino e masculino), que, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já está deixando seu formato geométrico de pirâmide para traz e se transformando em um tipo de pote, até 2050, está gerando diversas análises sobre comportamento humano (consumo alimentar mais saudável, atividades físicas regulares) e as possíveis variáveis envolvidas (avanço da medicina preventiva, as descobertas de vacinas e curas para doenças graves), diante disso, este artigo vai destacar o impacto que as novas tecnologias poderão trazer, do ponto de vista financeiro. 

Isso mesmo! Com as novas tecnologias que estão favorecendo o aumento da expectativa de vida e a aplicação do conhecimento de pesquisa cientifica, já é possível afirmar que o planeta será um acervo de humanos centenários, exemplificando, a cada dia que passa, somos bombardeados de informações referentes aos avanços tecnológicos no setor da saúde, tanto no âmbito da medicina (inteligência artificial, cirurgia computadorizada, Impressão 3D, etc) quanto na agricultura (Biotecnologia - genética de sementes, Agricultura de precisão, etc).      

Com o atual cenário “econômico-pandêmico” que estamos vivendo fica até difícil tocar nesse assunto, mas é preciso, pois se hoje está sendo complicado conseguir garantir, minimamente, um bom sustento financeiro (preservação de, pelo menos, 30% da renda mensal) na fase produtiva da vida, imagina quando chegarmos na quarta idade – por volta de 80 anos?

O mercado financeiro oferece atualmente uma gama variada de tipos de aplicações que atendem aos mais diversos públicos para que possam estruturar um planejamento financeiro saudável e que consiga suprir, ao menos, as necessidades mais básicas da fase etária idosa (plano de saúde, medicação, assistências médicas).    

Para exemplificar, cientes de que a tecnologia é uma forte aliada a nos promover mais tempo de vida, o primeiro passo é estabelecer um planejamento financeiro, ou seja, estruturar uma reserva financeira que possa suportar as necessidades da velhice e no rol de produtos oferecidos há um que atende especificamente, sendo a Previdência Privada (investimento de longo prazo). Para isso, tão importante quanto ao tipo de investimento, é essencial que se tenha noção mínima do orçamento, quer dizer, ter a ciência de quanto se possui de renda e quais são os gastos (desde os mais relevantes aos mais supérfluos).

Ao fazer esse levantamento, o próximo passo será o de desenvolver o hábito de economizar buscando sempre qualidade de vida, portanto, levar em consideração que a economia que está sendo feita não poderá prejudicar a saúde (física/ metal). Cabe aqui também mencionar sobre empréstimos, em toda e qualquer hipótese, se possível, evite, pois ao invés de contribuir para uma aposentadoria saudável, poderá arrumar uma boa dor de cabeça, então, repense.  

Nossos dias são corridos e por mais que façamos planos futuros sempre acontecerá algo que provocará a alteração do plano e, na maioria das vezes, o financeiro é o mais atingido e aquela reserva que está sendo formada para atender uma necessidade, real, futura, acaba sendo utilizada e sabe lá quando haverá a reposição, portanto, é importante reforçar que a idade vai avançar, a tecnologia vai colaborar para isso e seu patrimônio de segurança precisa ser preservado.

Concluindo: O impacto das tecnologias nas nossas vidas é um fator importante que deve ser levado em consideração quando planejarmos financeiramente nosso futuro para que não tenhamos que passar por situações constrangedoras ou ainda ficar dependendo de familiares e/ou terceiros, pois mesmo que estejamos na quarta idade ou em rumo ao centenarismo, seremos capazes de honrar nossos compromissos e mantendo, minimamente, a dignidade e o padrão de vida razoável.   

Se fez sentido pra você, não perca mais tempo e busque um Consultor de Investimentos, pois temos em nosso mercado grandes Corretoras, Bancos e Seguradoras que poderão auxiliar na escolha do melhor tipo de aplicação.


Ana Paula Orph

Ana Paula Orph

Profissional do Mercado Segurador, atuando como Especialista em Processos, contribui para que os processos inerentes ao negócio segurador alcancem o objetivo estratégico sob o ponto de vista da reengenharia, conformidade e gerenciamento de riscos visando a melhoria contínua na oferta e prestação de serviços ao Cliente. Com 20 anos de experiência, atuou como gestora de carteira de planos de previdência complementar em grandes empresas do segmento nacional e internacional. Formada pela Escola de Negócios e Seguros em administração com ênfase em Seguros e Previdência, Pós-graduada em Compliance, Controles Internos, MBA em Gestão de Riscos, possui Especialização em Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho e atualmente está cursando Growth Hacking & Agile Mindset na HSM University, tem como propósito despertar e ressignificar o autoconhecimento e habilidades, contribuir para a divulgação do conhecimento em Previdência, Seguros & Riscos, Cidadania & Diversidade e Inclusão!


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores