Apoio social e profissional às mulheres se mostra ainda mais necessário

Apoio social e profissional às mulheres se mostra ainda mais necessário

Eu poderia listar as razões pelas quais devemos ajudar, apoiar, respaldar e criar condições estruturais, sociais, financeiras e profissionais para as mulheres, mas vou me ater ao cenário atual brasileiro.

As mulheres foram e são as mais afetadas pela pandemia da Covid-19.

Além da alta taxa de desemprego geral, a participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil caiu ao menor índice nos últimos 30 anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no último trimestre de 2020 as mulheres representavam menos de 45% da força ativa de trabalho. Antes da pandemia, a média superava os 50%.

O cenário piora ainda mais quando olhamos a vida familiar das mulheres no País. Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que entre junho de 2020 e junho de 2021, uma em cada quatro mulheres de 16 anos ou mais sofreu algum tipo de agressão no Brasil.

Ou seja, mais de 17 milhões de mulheres vítimas de agressões físicas, insultos, humilhações e xingamentos, tanto no ambiente familiar quanto no profissional. Quando olhamos a desigualdade racial, há mais um dado alarmante no estudo: as mulheres pretas e pardas são as principais vítimas da violência no Brasil – 53%.

Esses dados apenas reforçam como o fim da desigualdade de gênero, em todos os espaços sociais, e o respeito à integridade física e mental são importantes peças para chegarmos à mudança de realidade que precisamos.

Foi pensando nisso que a Fundación MAPFRE se uniu ao Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) para lançar o "Ela Segura", um programa de capacitação que pretende fomentar o empreendedorismo feminino e oferecer desenvolvimento pessoal e capacitações técnicas e comportamentais, de forma online e gratuita, para mais de 50 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o País.

Durante o período, conteúdos de desenvolvimento comportamental, como Autoconfiança e Comunicação Pessoal, além de aprendizados em torno de Administração Financeira, Fundamentos de Empreendedorismo, Empregabilidade e Marketing serão compartilhados com as mulheres participantes.

Ao final do curso, elas vão poder desenvolver atuais ou novos negócios, se reposicionar no mercado de trabalho ou conquistar outras formas de atividade remunerada. Além disso, parte dessas mulheres receberá auxílio alimentação por seis meses e capital semente para estruturar ou iniciar um novo negócio.

Queremos apoiar o empreendedorismo feminino, mudando a condição de vida de milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade. O "Ela Segura" abre caminho para que as beneficiadas conquistem sua independência financeira e seu desenvolvimento pessoal.

Somente dessa forma romperemos ciclos de violência e as ajudaremos a fortalecer suas famílias e comunidades.     


Fátima Lima

Fátima Lima

Há 30 anos na companhia, é responsável pela introdução da sustentabilidade no ambiente de negócios e na estratégia da MAPFRE e pelas atividades da Fundación MAPFRE no Brasil. Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e membro do Board dos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI). Graduada e pós-graduada em Publicidade e Propaganda pela FAAP.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores