ABC do Climatério: um guia necessário.

ABC do Climatério: um guia necessário.

Se você está se perguntando o que é o climatério, este artigo é para você. Mesmo com uma população de 16 milhões de mulheres climatéricas no Brasil, o assunto é pouco falado, inclusive entre as mulheres. Não é à toa que o climatério/menopausa pode ser apontado como um dos últimos tabus do feminismo no século XXI. Para te ajudar, escrevemos o ABC do climatério, um guia básico e necessário.

A menopausa, tecnicamente, é a data da última menstruação: só sabemos que tivemos nossa menopausa 12 meses após a última gota de sangue menstrual cair. Já o climatério é um período de transição que dura vários anos e inclui o antes e depois da menopausa.

O climatério é caracterizado por mudanças que afetam todo o organismo e que são causadas pela diminuição natural da atividade das glândulas sexuais, especialmente à queda dos estrogênios, produzindo sintomas diferentes. A intensidade desses sintomas dependerá geralmente da fase em que nos encontramos.

Fases do Climatério

- Pré-menopausa é quando os hormônios reprodutivos começam a diminuir. Pode durar meses ou anos e geralmente é acompanhado de alterações no ciclo menstrual.

- Perimenopausa, que significa "em torno da menopausa", ocorre quando, na pré-menopausa avançada, os sintomas se intensificam e períodos irregulares são mais acentuados. Compreende, aproximadamente, dois ou três anos antes da menopausa e dois ou três anos depois.

- Menopausa, como já dissemos, é o nome dado ao evento da última menstruação, assim como a menarca é o nome dado à 1ª menstruação.

- Pós-menopausa é o período posterior, que pode ser de 1 a 6 anos após a última menstruação. Nesta fase, os sintomas da perimenopausa geralmente continuam, embora se tornem cada vez mais leves dependendo dos hormônios. A verdade é que nesta fase outras questões são aprofundadas pela falta de hormônios.

Resumidamente, o é fato: se você menstrua, você vai parar de menstruar. A idade média da menopausa é 51 anos, mas ela pode chegar ainda nos seus 40 anos, ou acontecer anos mais tarde. Por isso é importante estar atenta aos sinais do seu corpo e informada sobre as opções de gerenciamento dos sintomas.    

O momento em que a menopausa é desencadeada dependerá de cada corpo e do contexto que a cerca, por isso sempre dizemos que há tantas menopausas quanto pessoas que param de menstruar. Da mesma forma, a intensidade dos sintomas pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sintomas do Climatério    

Nosso corpo está acostumado com a presença de hormônios sexuais que não só regulam nosso ciclo, mas também impactam o funcionamento de todo o corpo, da pele ao cérebro. Por isso, a queda hormonal nos afeta física e mentalmente, tendo consequências na vida pessoal e profissional. Como se não bastasse os desafios biológicos desta fase, ainda temos que lidar com outros fatores: percepção social, mitos, estereótipos negativos e a invisibilidade que envolve o fim da nossa vida reprodutiva.

Dos 34 sintomas identificados nesta fase, alguns são mais comuns:    

- Ciclo irregular, tanto na quantidade de fluxo quanto no intervalo entre os períodos menstruais.

- Ondas de calor, os fogachos, impactam 75% das pessoas que passam pelo climatério, às vezes acompanhadas de taquicardia e suor.

- Insônia, que pode ser piorada se combinada com ondas de calor noturnas.

- Instabilidade emocional como irritabilidade, ansiedade, angústia e mudanças de humor.

- Névoas mentais, esquecimentos, dificuldade de concentração e aprendizado são alguns dos sintomas cognitivos.

- Ressecamento da pele e membranas mucosas, especialmente a vaginal.

- Mudanças na libido, que trazem variações no desejo e resposta sexual.

- Ganho de peso devido à mudança na distribuição da gordura corporal.  

Para encerrar, deixamos 5 sugestões para quem está passando ou está prestes a passar por esta fase:    

1) Procure profissionais de saúde atualizados. Muitas vezes, nossas médicas de confiança não são especialistas na área. É um bom momento para consultar ginecologistas e/ou endocrinologistas especialistas em climatério e juntas, analisar as melhores opções de tratamento.

2) Evite o excesso de álcool, tabaco e cafeína: eles aumentam o risco de osteoporose e doenças cardiovasculares e intensificam sintomas como insônia ou ondas de calor.

3) Mantenha uma dieta saudável e equilibrada rica em vitaminas (D e E fundamentalmente), minerais (cálcio) e poucas gorduras saturadas.

4) Mova-se para fortalecer o corpo e a mente. Musculação é essencial.

5) Junte-se a nós pela naturalização do climatério. Converse sobre o assunto com suas amigas e familiares, equipe de trabalho. Conecte-se com a gente em @nopausa.br

Vamos juntas ressignificar o climatério e a menopausa?    


Miriam De Paoli e Milagros Kirpach

Miriam De Paoli e Milagros Kirpach

Fundadoras do No Pausa


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores