A importância do empoderamento feminino no mercado de seguros

A importância do empoderamento feminino no mercado de seguros

O empoderamento feminino não é mais uma novidade no mundo corporativo. Há algum tempo, esse tema tem sido pauta de discussões relevantes em grandes empresas, que exercem uma influência potente na sociedade.

Mas nem sempre foi assim. Há algumas décadas, o mundo dos seguros não tinha tantas profissionais mulheres e esse fato reflete a realidade de que, embora hoje, muitas mulheres tenham ingressado no setor, há pouca representatividade feminina quando falamos de cargos executivos.

Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), comprovam que nas seguradoras, a maioria dos profissionais nos primeiros cargos, são mulheres (57%), mas em cargos de diretoria e C-level, há apenas 26% de mulheres.   

Outros dados que são muito relevantes para pensarmos na presença das mulheres no mundo corporativo e que justificam a necessidade dessa pauta, são os estudos como o realizado pela consultoria McKinsey, que mostra que empresas com mulheres em posições executivas, tem 50% mais chance de aumentar a rentabilidade. Estamos falando, então, da relação entre diversidade e prosperidade para os negócios; consequentemente, para a sociedade.

Agora que já estamos bem contextualizados com a realidade, preciso dizer que como executiva, me associei à Sou Segura, em busca de desenvolvimento profissional, e considero importantíssimo, que nós mulheres, por meio da sororidade, tenhamos condições de despertar para a importância de nos apoiarmos, umas nas outras, para alcançar a carreira que desejamos. 

Quero com este texto, te levar a refletir sobre as diversas possibilidades e a importância que o empoderamento e a conscientização tem nas nossas carreiras. Afinal, o que podemos fazer para melhorar esse cenário?

É preciso partir de algum ponto. Primeiramente, precisamos nos conscientizar, nos educar em relação ao tema e reconhecermos que somos agentes dessa transformação. É preciso estudar o assunto (empoderamento, equidade e sororidade), buscar fontes de informação confiáveis e com credibilidade, abordar a temática com as pessoas que nos rodeiam. Essa é uma maneira de influenciar positivamente as pessoas, por meio do conhecimento e diálogo. 

Depois de adquirir essas noções, precisamos tomar ações tangíveis, que farão a diferença na vida de outras mulheres, e na nossa. Exemplos práticos que podem mudar essa realidade, exigem pequenas atitudes, por exemplo: você pode indicar uma mulher a uma vaga, candidatar-se às oportunidades de trabalho que aparecem, dar feedbacks às mulheres que trabalham com você e à medida que você se desenvolve, considerar dar oportunidades para outras mulheres também. 

Há muito a se fazer, mas se cada uma de nós estiver disposta a transformar o mercado e a sociedade, praticar a equidade de gênero para fazermos das nossas empresas ambientes mais produtivos e prósperos, nossas ações se traduzirão em um mundo melhor para as mulheres que já fazem a diferença no mercado de seguros, e para as próximas gerações também. Encorajar o empoderamento feminino nas organizações, estimular debates e discussões acerca dessa pauta, incluindo todas as pessoas (homens e mulheres), é uma grande de oportunidade de juntos, evoluirmos. 


Priscila Mc Kenzie

Priscila Mc Kenzie

Executiva sênior do mercado segurador, com mais de 20 anos de experiência na área comercial, com foco em diferentes canais de distribuição com forte conhecimento em multiprodutos. Trabalhou em grandes empresas como: Unibanco Aig, Itaú Seguros, Metlife e atualmente é gerente executiva comercial na Too Seguros, tendo como principais desafios a gestão do Canal Imobiliário e a implantação e gestão de projetos digitais através da metodologia ágil e OKRs.


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