A colaboração da neurociência e dos estilos de Liderança na entrega de resultados.

A colaboração da neurociência e dos estilos de Liderança na entrega de resultados.

Há muitos anos, falamos e vivemos a pressão para a entrega de resultados. A grande diferença é como o líder conduz os liderados, as estratégias e a forma aplicada. Então, compartilho alguns conceitos e práticas que tenho utilizado.

Os princípios da neurociência apontam vários tipos de percepções e experiências da realidade completamente diferentes entre as pessoas. Há aquele que tem o cérebro neo-córtex, límbico ou reptílico, ou seja, as pessoas têm características diferentes de comportamento, atuação, tempo, instintivo e atenção.

Considerando que o cérebro funciona com estímulos, como por exemplo, as próprias palavras; importante entender que elas terão força e significado, conceito, som e grafia; para cada uma delas, podemos ter respostas ou ações diferentes, de ameaças, de recompensa, de criatividade, pensamento analítico, resolução de problema ou de satisfação.

Assim, quando decido e permito conhecer como as pessoas pensam, suas percepções e conhecimentos, aposto em distintos tipos de comunicação para criar um ambiente saudável, seguro, construir alianças e promover sinergias.

Penso que conhecer quem é o liderado permite achar o diálogo mais adequado para conduzir uma cobrança de resultado, sugerir uma mudança na estratégia da atividade; entender quais são os gatilhos do liderado e o que pode impulsioná-lo e identificar valores.

Diante disso, entendo que podemos combinar e praticar vários estilos de liderança conforme as seguintes situações:

1. Diretivo (o líder determina o objetivo e o funcionário desenvolve seu modo de proceder, empregando sua competência);

2. Participativo (solicita que o funcionário participe do "como");

3. Modelador (determina "o que" ele deve fazer e "como", detalhando passo-a-passo as atividades);

4. Autoritário (tem estilo mandatório e acredita que a relação de poder é unilateral);

5. Afetivo (privilegia o apoio às pessoas);

6. Coaching (o líder desenvolve em seus liderados as competências necessárias para alcançarem patamares mais elevados de excelência); 

7. Visionário (é aquele que está sempre pensando no futuro, inspirador). Obviamente que a intenção, ao descrever os estilos, não foi exigir que o líder tivesse domínio sobre todos eles. No entanto, acredito que utilizar desses conhecimentos básicos e ferramentas para entender o perfil do seu colaborador e transitar entre estes poderá facilitar e desenvolver uma liderança mais eficiente, acolhedora, personalizada, identificando e desenvolvendo potenciais, cuidando das emoções e do clima organizacional.

Após conhecer a equipe e caminhar para a construção das metas, priorizo o envolvimento e o empoderamento do time, trazendo clareza nos objetivos definidos pela empresa e pela área, com todos assumindo o mesmo compromisso.

Agrada-me apostar nas metas individuais; o profissional passa a entender o quanto ele é responsável e a importância da sua contribuição, garantindo que seja valorizado e incentivado de forma única.

Durante a execução das metas pratico o monitoramento dos indicadores, a realização de ajustes e mantenho-me presente para ser um facilitador; sugerir estratégias de atuação criativa, promover senso de urgência, dar alçada, ter soluções, direcionar, estimular alternativas, tornar possível, atraente e até divertida e competitiva a entrega dos resultados.

A intenção é ser um bom líder, com habilidade para potencializar ao máximo a equipe, sendo um exemplo de profissional, eficiente, gerando resultados positivos para organização e, consequentemente, para seu grupo. 


Vanessa Cápua

Vanessa Cápua

Possui mais de 20 anos de experiência em seguros e contencioso cível. Graduada em Direito pela FMU e Pós-Graduada em Direito do Consumidor pelo CPPG – UNIFMU. É membro da Comissão de Direito Securitário e da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e da AIDA Brasil - Associação Internacional de Direito de Seguros atuando nos Grupos de Trabalho de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, Responsabilidade Civil e Processo Civil. Coautora do Livro Mulheres no Seguro e Apaixonada pela Gestão de Pessoas.


Mais artigos


Vídeos em destaque!

Nossos Patrocinadores